Pages

Idéias de Atividades

Teatro de Dedoches - As professoras preparam dedoches que podem ser feito de tecidos, EVA, ou qualquer outro material que se tenha (gastando o mínimo). É legal fazer também um cenário, que pode ser feito de diversas formas, com caixas, cortadas, com isopor, e todo e qualquer material que dê pra formar um pequeno cenário. Seria interessante montar uma historinha que tivesse haver com a revista do educador, ou que passe algum tema biblico, para ajudar na construção do caráter, por exemplo, alguma historinha que fale sobre a mentira, o medo, a obediência, enfim, algo que colabore com as pregações do dia-a-dia. Lembrancinha: Um dedoche caprichado feito pelas professoras embalado direitinho com um cartãozinho explicando que aquilo ali é uma lembrancinha para que uma vez chegando em casa a família tome conhecimento deste lindo trabalho.
Dedoche do ratinho feito com EVA
Dedoche de Porquinho feito com EVA

Que tal Cinema? – Sim, muito legal um dia pra passar um filme, de acordo com as faixas etárias. Pra este dia especial se as professoras puderem façam que a salinha se transforme numa sala de cinema, escurinha e confortável, para isto pode-se encapar boa parte das paredes com sacos de lixo de 100lt abertos de cor preta, assim a sala vai ficar toda preta, dando idéia de lugar diferente. Para a graça ficar melhor num dia anterior brinque com as crianças dando a elas alguns “ingressos” gratuitos e digam que pra entrar no cinema só se tiver ingresso... Elas vão amar, invente cartãozinho como uma entrada de cinema com uma propaganda do filme que será exibido. Claro que na porta de entrada da salinha tem uma tia pedindo os ingressos e para aqueles que não têm uma sugestão é falar pra este olha então você só pode entrar com um acompanhante que tenha o ingresso... Com certeza eles arrumaram logo um. No cinema tem pipoca e refrigerante, e este pode ser o lanche. Lembrancinha: Uma sugestão é pipoca, claro tudo haver... Pode ser o tradicional saquinho de pipoca doce comprado em bomboniere, ou incrementá-lo, colocando em saquinho transparente e colocando uma carinha de palhaço, ou até fazendo com que a pipoca vire um corpo e se faça uma cabeça, mão, e pés de um menino ou menina, ou, ainda pode colocar milho de pipoca num saquinho de gelinho e este numa tigelinha, que pode ser de isopor ou alguma que seja bonitinha e barata...


As Balinhas no Balão de EVA & o Rostinho do Palhaço na Pipoca.



Culinária Infantil - Que tal, fazer salada de frutas, ou alguma receitinha com as crianças, as professoras precisam pensar em algo que se possa fazer na salinha e é claro não dá pra ser em um dia em que tenha muitas crianças, é necessário considerar cada atividade de acordo com o dia em que será executado. Neste dia especial é preciso ter muito cuidado com utensílio que cortam ou furam, para isto as tias levam tudo quase pronto e passam receitinhas, e permitam que eles façam algo sem perigo. É legal preparar um avental especial para estes culinaristas que pode ser simples e feito com TNT, ou com crepom. Pode ser feito também um chapéu de mestre-cuca. Com certeza será uma delícia. O lanche é claro será o que for produzido. Lembrancinha: Para esta atividade é legal um livrinho de receitas, ou algum lanchinho natural embaladinho pra comer com a família, ou uma colher de pau. Sempre tem uma ideia legal que combine!

Meio Ambiente - Que legal! Pode usar uma aulinha inteira pra falar de tudo que Deus fez e que o ser humano tem destruído. Nesta aula as professoras precisam pesquisar e trazer pra salinha orientações de como cuidar bem do meio ambiente, para ilustrar é legal ter vários cartazes, ou até, porque não, vídeos que falem sobre isto. Levem as crianças a orar pelo meio ambiente, orientem a não jogar lixo na rua, a não destruir plantas e animais, enfim, tudo que se possa fazer para que as crianças tenham uma formação construtiva. Para incrementar a atividade pode ser feito um mural gigante que mostre os dois lados. De um lado a destruição provocada pelo homem e do outro lado como Deus fez perfeito, lindo. Para este painel gigante, use papel craft, cartolina, e para pintar use guache dividido em copinhos e claro pintura a dedo. Sobrando tempo ainda pode ser feita uma plantação de feijão pelas próprias crianças, ou até mesmo a tia prepara alguns vasinhos e planta uma mudinha de planta pra ficar na salinha e os pequenos verão o progresso da vida da plantinha. Lembrancinha: Uma mudinha de árvore, ou qualquer planta, num saquinho e com instruções de como e onde pode ser cultivada aquela plantinha.

Há sem dúvida uma infinidade de atividades que pode ser feita... Eis mais algumas sem muitos detalhes, mas que a mente fértil das tias podem utilizar: - Dia do Circo (palhaço, marabalismo, mímica); - Dia da Ginástica e Dança; - Dia das Profissões (cada tia com uma profissão).
Para lembrancinhas, além das citadas sempre é possível contar com inúmeras coisas: Miniaturas de brinquedinhos (ioiô, carrinho, boneca); Cata-vento; Bolinha de Sabão; Nariz de Palhaço; Apito; Língua de Sogra; Máscara e Marcador de Página.
E pra ilustrar algumas destas coisas curtam as fotinhos.... Ah! Quando fizer isto lembre-se de guardar ou presentear uma outra professora com uma linda caixa decorada com modelos de lembrancinhas, para que a idéia seja divulgada e uma abençoe a outra!


Ponteira de Lápis em EVA

Cata-vento, este aqui pode ser comprado, mas pode muito bem ser feito.

Tigelinha de Pipoca (isopor)comprada em casas de embalagens, com o Milho de Pipoca.

Lata Decorada com modelo de todas as lembrancinhas.


Caixas decoradas com lembrancinhas dadas. Todas encapadas e decoradas com EVA, excelente para professoras sedentas de Idéias...
Fonte: Galerinha Online

2 comentários:

  1. Estou encantada com tudo que acabei de ver!
    Parabéns pela criatividade e capricho!!

    Sílvia Pojo

    ResponderExcluir
  2. amei seu blog ele é 1000000000000000 obrigado por compartilhar e que Deus continue a cada dia iluminar mais e mais suas criatividades pq esse dom é maravilhoso....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...