Pages

Como educar os filhos sem as palmadas?


Uma polêmica gira em torno de uma lei, ainda não aprovada no Brasil, sobre a proibição das palmadas na educação dos filhos.Afinal, as palmadas educam os filhos?

Os pais que optam pela não palmada,  estão conscientizados de que,  se deve procurar por meios cada vez menos ofensivos de educação mas,  para se obter maior êxito neste sentido, se faz necessário a observação de um especialista no assunto já que, a sensação que temos de que uma criança "amada será uma criança amável", nem sempre é verdadeira.

Sendo assim, esta postagem será baseada na opinião médica do Dr. Patrice Huerremédico-chefe do serviço de psiquiatria da criança e do adolescente de Paris, Didier Pleux, psicólogo clínico e Stéphane Clerget, psiquiatra infantil, em entrevista ao Le Monde.

Aproveitem as dicas!

Defina regras 

Estabeleça um mural com regras específicas de comportamento e obrigações do dia a dia, neste,  deverá haver horários a serem cumpridos como, o horário da alimentação, organização do ambiente, estudos e lazer.

Para os menores de 7 anos,  as regras devem ser principalmente em relação às birras,desobediência e desrespeito.

Estabeleça punições coerentes

No momento da tensão, falamos o que não pensamos e,  acabamos  por esetabelecer punições ridículas do tipo: Você ficará um ano sem televisão! ...ou, nunca mais vou te deixar andar de bicicleta!

Como você não poderá cumprir com o que ameaçou, será facilmente desmoralizado e perderá o controle.

Para facilitar a sua vida e a compreensão das crianças, estabeleça uma punição no momento em que definir as regras.

Sabendo que,  poderão ficar um dia sem video game ou, sem o seu programa favorito, certamente não correrão o risco de infringir às regras novamente.

Antes de pensar em bater...

Ninguém dá palmadas em alguém quando se está calmo.Portanto se, lhe vier o nervosismo, dispense 5 minutos sozinha(o) para respirar e se acalmar.

Não permita que seu filho lhe veja fora de controle.Lembre - se que,  os pais são o espelho dos filhos e,precisam estar sempre centrados.

As crianças respeitarão e admirarão esta atitude.

Punição eficiente

O tipo de punição eficiente é aquela que, conscientiza a criança do próprio erro.

Limpar a bagunça que ela mesma fez uma, duas ou quantas vezes for necessário, fará com que a criança entenda que precisa parar de bagunçar, acredite, elas são capazes de assimilar isso!

Pedir desculpas é importante mas, a criança precisa entender por que está pedindo desculpas e, só então ela poderá se arrepender do mal feito e não repetirá o erro.

Se a criança começar a chorar sem motivo repreenda com firmeza e, aplique a punição combinada com a criança.Caso a criança chore por não ter a sua vontade atendida,  ignore até que se canse, vire as costas e saia de sua presença.Demonstre que tem outras ocupações realmente importantes e,  só volte a lhe dar atenção após o fim da choradeira.

Para as crianças acima dos sete anos vale a proibição ao uso do celular, computador ou mesada.Apenas tome cuidado para não acabar proibindo atividades que desenvolvam as crianças como esportes.

Gratifique

Quando a criança aprende a cumprir as regras ela merece uma gratificação, um reconhecimento e elogio.

Aproveite esse momento para fortalecer a união da família!

Boa sorte e perseverança na aplicação das regras!Os pais precisam ser bastante disciplinados para que a técnica dê certo. 
 
http://www.tekatun.com
 

3 comentários:

  1. Gostei dessas dicas, eu estou vivendo essa fase tenho gêmeas de 2 anos e meio e elas estão me deixando louca...rsrsrs. Tenho feito algumas dessas dicas, pois não gosto de puni-las com palmadas.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante trocar informações sobre a educação dos filhos. Que bom que vocês escrevem sobre isto. Deixo aqui nosso link sobre educação em família para continuar o debate sobre este tema com os nossos leitores. Parabéns pelo blog e continuem escrevendo sobre educação dos filhos. Abraços,
    Vida em Sociedade: Boas Maneiras, Virtudes Humanas e Cristianismo para a Vida Cotidiana. Informação Útil para a Família - Material de Reprodução Livre e Gratuita - Brasil - Ano IV

    http://www.vidaemsociedade-sa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, só que eu tenho um bebê de 1 ano e 2 meses ele aprendeu a gritar quando sua vontade é contrariada eu fico firme só que meu marido é que fica inquieto com os gritos dele, queria saber se você pode me ajudar? Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...