Segundo o dicionário Aurélio a definição para canhoto é:” Inábel, desajeitado e desastrado.”
Hoje em dia esse conceito já não existe, o neurologista Muszkat afirma que, o canhotismo não é um defeito e forçar a criança a ser destra, pode ocasionar numa série de problemas como, atraso na leitura e escrita e, problemas de orientação espacial, fazendo com que a criança sempre tropece ou esbarre em algo.
As dificuldades de um canhoto, em se adaptar num mundo onde são minoria, está principalmente em objetos manuseáveis como, tesouras , carteiras escolares, pentes ou aparelhos que possuem uma cavidade para apoiar o dedo do destro, abridores de lata, luvas, mouses, régua, afiadores de lápis, teclados de computadores e etc...
Ainda hoje não é muito fácil encontrar este tipo de artigo, que facilite o manuseio do canhoto, porém a adaptação de uma criança canhota não deve ser levada a extremos.
É importante se ter a consciência de que, não devemos supervalorizar o que não passa de um detalhe irrelevante.
Os canhotos são mais inteligentes?
Em pessoas destras, o lado esquerdo do cérebro usualmente fica responsável pela fala e pela linguagem, enquanto o lado direito controla as emoções, no canhoto ao contrário.
Uma pesquisa aponta que, os canhotos têm mais memória devido as redes de neurônios que se comunicam entre as duas partes do cérebro ser maior se,comparado a uma pessoa destra.
O canhoto aprenderá a cumprimentar com a mão direita, a fazer o sinal da cruz também (se for religioso)e descobrirá que, levantar com o pé esquerdo de manhã, não é a causa do mal humor.
Se eu sou canhoto meu filho também será?
Atualmente foi conduzida uma pesquisa por um time da Universidade de Oxford, segundo informou a rede britânica BBC, que indica o gene do canhotismo.
O gene, chamado LRRTM1, parece estar ligado a designar partes do cérebro que controlam cada uma das funções específicas pelas quais ele responde.
Para saber mais sobre o canhotismo, eu indico o livro:
É melhor ser Destro ou Canhoto?
Escrito por Vanderlei Danielski.
A coleção, composta de pequenos volumes, apresenta aspectos da vida da criança: suas dificuldades, angústias e desafios.
Cada livro está esquematizado em forma de perguntas e respostas.
A linguagem é bem simples, em formato de questões e perguntas.
0 comentários:
Postar um comentário