De acordo com pesquisa feita pelo Ministério da Saúde a cada ano mais de 140 mil
O melhor remédio para essa realidade é a prevenção. E prevenir pode ser simples, se o adulto adquirir a consciência de que as crianças não possuem noção do perigo, nem discernimento sobre o que é certo ou errado, lembrando também, que qualquer objeto aparentemente inofensivo pode se tornar uma arma poderosa na mão de uma criança.
Alguns cuidados
• MEDICAMENTO: Todo medicamento deve ser guardado em lugares altos e de preferência, trancados com chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica.
• ESCADAS: As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser liso. Quando as crianças forem pequenas e principalmente na época em que estão engatinhando ou começando a andar, procure colocar protetores e barreiras em todos os acessos da casa que levem à escada.
• JANELAS E SACADAS: Para quem tem crianças em casa e principalmente em apartamentos, devem ser colocadas grades ou redes de proteção. Muitos acidentes acontecem pela falta de proteção em janelas e sacadas.
• PISCINA: Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas perto das piscinas. Em casa deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina. Toda vez que a criança for nadar, em casa ou no clube, nunca deve deixar de usar bóias.
• COZINHA: As pessoas e muito menos as crianças não têm noção do perigo que a cozinha representa, por isso mantenha as crianças sempre longe. Criança não tem medo de fogo, nunca deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão. Cuidado também com vazamento de gás. Verifique sempre os botões do fogão e se as mangueiras do gás estão em ordem.
• PRODUTOS QUÍMICOS E MATERIAIS DE LIMPEZA: Por serem produtos altamente tóxicos e, muitas vezes, inflamáveis devem ser deixados em local de difícil acesso para crianças e animais. Nunca permita que crianças mexam com álcool ou outros produtos abrasivos e inflamáveis. A ingestão de certos produtos pode ser fatal.
• TOMADAS: Utilize sempre protetores especiais para as tomadas evitando assim choques e outros acidentes.
• OBJETOS PONTIAGUDOS OU CORTANTES: Facas, tesouras e outros objetos cortantes nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados onde a criança não tenha acesso.
• FERRO DE PASSAR ROUPA: Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso por seu peso e eletricidade.
Fonte:Jornal Bem Viver
0 comentários:
Postar um comentário