Pages

Como reduzir pela metade a gordura na alimentação das crianças

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Cultivar nas crianças hábitos saudáveis é um desafio e tanto para a família. Além da rejeição natural dos pequenos a determinados alimentos, há ainda a correria do dia a dia, que faz com que nem sempre seja possível fazer receitas elaboradas, ou, mesmo, cozinhar para os filhos.
O resultado são refeições com alimentos industrializados ou lanches rápidos, repletos de gordura e outros ingredientes nocivos à saúde, que podem levar à criança não só à obesidade, como ocasionar uma série de doenças crônicas ainda na infância e em vida adulta. E olha que nem é preciso ter filho para se identificar com esse tipo de desafio de limar os alimentos calóricos e pouco nutritivos.
Pensando nisso, Elaine Pádua, especialista em nutrição de crianças e adolescentes e nutricionista do Ambulatório de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas de São Paulo, elaborou dicas para reduzir em até metade a gordura na alimentação das crianças.
- Para minimizar a quantidade de gordura do cardápio da criança, não é preciso submetê-la a uma dieta rígida, basta apenas utilizar substituições simples, truques e receitas atrativas. Também não existe nada que seja proibido, mas, sim, que deva ser utilizado poucas vezes e com bom-senso.
- Alimentos industrializados e fast foods consumidos em excesso são os grandes vilões na alimentação infantil. É o que acredita a especialista, que afirma também não ser necessário extinguir totalmente esses alimentos da alimentação infantil, mas, sim, ter muito mais parcimônia ao consumi-los.
- Por praticidade, muitas mães acabam oferecendo produtos industrializados aos filhos, o que é extremamente prejudicial. Um dia ou outro é permitido, mas ter isso como regra é pôr em risco a saúde da criança. Já os fast foods são aceitos eventualmente, se no dia-a-dia a criança tiver um hábito alimentar saudável. Esses alimentos contribuirão com sabor e prazer, apenas. As mães devem limitar as idas às lanchonetes aos finais de semana e tentar equilibrar ao máximo a refeição, excluindo maionese e outros molhos, por exemplo.
- Outro inimigo da alimentação infantil são os doces. Largamente utilizados em alimentos industrializados, eles estão associados ao excesso de peso. Para a nutricionista, quanto mais cedo a criança adquirir o hábito de comer doces desenfreadamente pior é, pois fica mais fácil de se criar um costume ruim que persistirá por toda a vida.
- Por fim, Elaine Pádua alerta que a mudança de hábitos alimentares da família é a menor maneira de prevenir o excesso de gordura, e que o exemplo para uma alimentação saudável começa em casa, com os pais. De nada adianta ensinar a criança a comer salada, carnes magras, queijo branco, se os adultos têm como aperitivos salgadinhos, queijos á milanesa, salaminhos e oferta de tantos outros alimentos gordurosos.
(Por Monique dos Anjos).
Fonte: Abril com.br

1 comentários:

  1. Oi Matilde, quanta cisa boa tem em teu blog, parabéns. Estou te seguindo e com certeza voltarei mais vezes.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...