1. ARGOLINHAS PARA CONTAR O TEMPO
Esta sugestão é um clássico na minha casa. É difícil para uma criança pequena ter noção de tempo, entender quanto falta, por exemplo, para o dia de seu aniversário, para o Natal ou para qualquer outra data que ela esteja esperando muito. A idéia é simples: corte folhas de papel sulfite criando tiras de 4 cm x 21 cm. Cada tira representa um dia. Vocês podem escrever o dia e desenhar em cada uma delas. Com uma fita adesiva (ou cola), faça uma argola. Pegue outra tira e faça uma nova argola, passando por dentro da primeira, e assim sucessivamente, criando uma corrente. Pendure num lugar que a criança alcance. Assim, todos os dias de manhã ela pode cortar uma argolinha e entender, de maneira divertida e concreta, como o tempo passa.
2. FAZER UMA FESTA-ACANTONAMENTO
Não vá dizer que sua casa é pequena e não dá para acomodar as crianças. Coloque um colchão colado ao outro, uma metade da turma no quarto e a outra metade no escritório. Ou afaste os móveis da sala e coloque todo mundo lá. É uma forma de fazer um aniversário diferente: uma festa-acantonamento. Peça colchões emprestados e coloque no convite que as crianças devem trazer lençol e cobertor. Você pode convidar a classe inteira, mas o ideal é que eles tenham por volta dos 6 anos. Deixe massas de pizza e ingredientes para 'decorá-las' separados e peça a ajuda delas. Cada uma faz a sua. Depois é hora de cantar 'Parabéns' e comer bolo. Então comece a preparação para a noite. Primeiro, tomar banho (três de cada vez - essa parte é realmente uma loucura!). Depois você pode propor um desfile de pijamas, com direito a muitas fotos. Para acalmar as crianças e iniciar a tentativa de fazer as 20 dormirem, prepare uma sessão de cinema. No meio do filme algumas já vão pegar no sono. Depois cada uma vai para seu lugar - previamente combinado. Pode ser que algumas ainda resistam a se entregar ao sono. É hora de ler uma história. Aos poucos todas vão dormir, até você, acredite! De manhã, uma boa dica é preparar uma cestinha individual para um café da manhã-piquenique. Até os pais chegarem para pegá-las, você pode propor uma oficina para pintura de porta-retratos de madeira. Assim, cada criança pinta o seu enquanto você imprime uma foto da turma toda junta, de pijama, para cada uma levar de recordação. É uma loucura tudo isso, mas garanto que a festa será inesquecível!
3. CARIMBO DA MÃOZINHA
O primeiro contato do seu filho com a tinta certamente não será com o pincel - e esse nem deve ser seu objetivo. Prepare pratinhos com guache diluído em um pouco de água. Vale pegar pratos descartáveis e reaproveitá-los sempre que for brincar com tinta. Separe um papel grande, no mínimo tamanho A3 (o dobro do tradicional papel sulfite - criança pequena precisa de espaço até para desenhar!), e coloque-o sobre a mesa (ou no chão). Você pode comprar uma toalha de plástico, dessas que são vendidas por metro, para forrar o local sempre que vocês forem fazer brincadeiras com tinta, ou usar papel kraft. Para as primeiras experiências - ideal para quando seu filho completar um ano -, prenda o papel com fita adesiva nessa toalha, para ele não escorregar. É hora de começar: ajude seu filho a molhar a mãozinha no pratinho e 'carimbe' o papel. Na primeira vez, ele vai achar bem estranho, mas logo vai querer tentar sozinho. E vale todo tipo de experimentação: misturar duas cores, molhar cada dedinho em uma cor, carimbar duas vezes no mesmo lugar com cores diferentes. Além de você guardar de recordação, fazer quadrinhos e deixá-lo mostrar para todo mundo, os papéis carimbados também rendem ótimas embalagens para presente.
4. TOMAR CHUVA
É bom demais, e ele vai descobrir isso, com ou sem você! Portanto, aproveite a próxima chuva em dia quente e saia correndo com ele por aí. E depois corram para o banho - ninguém fica doente de alegria!
5. BRINCAR DE BOLINHAS DE SABÃO
Você já prestou atenção nos olhinhos de uma criança de 1 ano vendo uma bolinha de sabão se formar? E quando ela estoura, então? E os tombos que os menores acabam levando quando tentam pegá-la no céu? É maravilhoso. Se você não encontrar o kit pronto para comprar, monte um em casa mesmo. Com um arame no formato de uma lupa e um pote com água e sabão em pó, você improvisa.
Claro que o lugar de comer é na mesa, mas, convenhamos, quem não gosta de ir para o sofá com o prato no colo e assistir ao programa de TV predileto? Experimente estabelecer um dia da semana para a farra. Por exemplo, toda sexta-feira pode ser o dia da pizza e do DVD. Você aluga um filme daqueles com que a família inteira se diverte, coloca uma toalha na mesinha da sala, pega umas almofadas para sentar no chão e pronto.
7. ESCULTURA COM ARGILA
Compre argila em uma papelaria ou loja de material para artesanato, corte uma 'fatia', pegue um pratinho com água e... mãozinhas na massa! Primeiro vocês precisam amassar bastante a argila, molhando um pouco até que ela fique bem lisa e maleável. Comece fazendo uma bola, moldada entre as mãos, em movimentos giratórios, ou sobre o chão. Dessa bolinha podem sair todas as formas que a criança quiser, basta imaginação. Vocês podem criar até bonecos e animais, para depois usar na encenação de uma peça de teatro, que tal? Deixe secando à sombra, para que não trinquem, por pelo menos um dia.
8. AJUDAR A PASSAR O TEMPO
Há brincadeiras ideais para longas viagens de carro, sala de espera do médico ou até restaurante. Vocês escolhem um grupo de palavras (frutas, animais, países, coisas da cozinha etc.). Vamos supor que vocês escolheram frutas. Você diz: 'Lá vem uma barquinha carregada de banana.' Seu filho terá de repetir a frase e trocar a fruta. E assim vocês continuam, um de cada vez, sem repetir a palavra, até esgotar o vocabulário que vocês conhecem daquele grupo de palavras. Outra maneira de brincar é acumulando as palavras. Por exemplo, você diz: 'Fui ao zoológico e vi um elefante.' Então seu filho diz: 'Fui ao zoológico e vi um elefante e um leão.' Na sua vez, você acrescenta um animal, e assim vai até que alguém esqueça um dos bichos.
9. DEIXÁ-LO SE VESTIR COM SUAS ROUPAS
Não dá para abrir o guarda-roupa e deixar as crianças andarem pela casa com seu vestido novo, é claro. Mas experimente o seguinte: coloque dentro de uma mala várias peças de roupas que você não usa muito ou que sejam menos delicadas - gravatas, ternos, chapéus, echarpes, cintos, bijuterias, saias, camisas, sapatos. Depois apresente a mala às crianças, de preferência na frente de um espelho bem grande. E prepare a máquina fotográfica.
10. LER UM LIVRO COM MAIS DE CEM PÁGINAS
Ler sempre, desde quando eles são muito pequenos, com freqüência e entusiasmo! Além de cuidar da alimentação e do sono do seu filho, este é um dos cuidados que ele vai aproveitar muito quando crescer. O desafio de encarar um livro grande, sem tantas figuras, também pode começar com você. Leia um pouco por noite. Que tal Reinações de Narizinho, lá pelos 6 ou 7 anos? Os textos de Monteiro Lobato têm tanta imaginação e fantasia que a criança consegue 'ver' a história.
http://revistacrescer.globo.com
Adorei seu blog, já estou te seguindo!
ResponderExcluirAmei o post! Bjus
ResponderExcluirEssas idéias são tão simples de se fazer com as crianças, mas ás vezes as ocupações do dia-a-dia acabam roubando nosso tempo. Obrigada irmã por nos lembrar dessas coisas.
ResponderExcluirAgradece, Ellen Márcia.