Não tenha a ilusão que a criança vai cuidar sozinha do animal. Cães exigem cuidados especiais
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Muito mais do que diversão, essa convivência ajuda os pequenos a amadurecer noções de proteção, responsabilidade e afeto. Foi o que pôde constatar a professora Maria José Marra, que presenteou o neto Caio Augusto, de 4 anos, com um cãozinho. ''É impressionante o cuidado que ele tem com a saúde do cachorro. A toda hora me pede para trocar a água e me pergunta se já dei a comidinha.''
A melhora do comportamento infantil é mais um benefício. Ao ver que seu mascote tem hora para comer e sair de casa, que precisa fazer suas necessidades no lugar certo e ser obediente, a criança se conscientiza de que as regras existem para ser respeitadas. Durante o processo de conquista da amizade do bicho, também são fortalecidos valores como o respeito e a tolerância. ''A criança percebe que o animal não é brinquedo e que não pode machucá-lo se quiser o carinho dele'', explica a psicóloga Daniela Zanuncini.
Ceder ao desejo dos filhos e comprar logo um animal nem sempre dá certo. É preciso que todos na casa estejam convencidos dessa decisão. ''Do contrário, vão culpar a criança a cada erro do bicho'', explica. Veja no quadro algumas dicas para escolher o melhor bicho para sua casa.
Fonte: M de Mulher
0 comentários:
Postar um comentário